quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Muitas vezes quando eu querer falar, eu quero falar sobre várias coisas ao mesmo tempo. É aí, também, que entra o mundo físico! Eu não consigo dizer duas coisas ao mesmo tempo. Ou uma, ou outra. E se, entre uma fala e outra, aparecer outra pessoa, aí é que fica difícil de dizer o que eu tava pensando antes. Às vezes, quem entra entre uma fala e outra é meu próprio pensamento.

O mundo físico, na computação, é chamado de mundo de soma 0, isto é, de recursos limitados. Se um indivíduo tem mais recursos, é porque o outro tem menos. Quem já jogou "Tapa", "Viva a Rainha", "Super-trunfo", "War" (pensando em números de territórios)? Todos jogos de soma 0.

Com recursos limitados, é fácil haver conflitos de interesse. Às vezes, eu quero dar um beijo na tua boca e tu não queres. Tu queres estar perto do malucaço e eu não quero que faças isso. Às vezes, é mais difícil que isso. A gente se gosta. Queremos estar juntos. Eu fumo e tu detestas. Ou tens tu, ou tenho eu. Soma 0.

Será que é possível viver junto? todo dia? competindo nesse mundo de soma 0?

Nenhum comentário:

Postar um comentário