quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

O mundo continua sendo físico! As leis não realizam nem impedem nenhum ato das pessoas. No máximo, ameaçam de punição.

Deus nos deu o livre arbítrio. Quer dizer que a ação é decisão da pessoa. Podemos prender totalmente seu corpo e talvez até manipulá-lo como marionete. Mas a ação de fazer o que quiser é uma decisão de pessoa exercendo seu poder de livre arbítrio. Mesmo que sua ação esteja limitada por qualquer impecilho interno ou externo, ainda será sua escolha.

É claro que a decisão da pessoa sofre todo tipo de influência externa. Incluindo o medo da punição da lei. A pessoa pode (nos limites do seu corpo) e vai fazer o que quiser, isso é um fato que nenhuma lei vai mudar. Se a ação da pessoa ultrapassar os limites da lei, outras pessoas vão tentar cumprir a ameaça de punição.

Então, se cada um vai fazer o que quiser, não adianta ter leis? Adianta, se entender o que é.

As leis são regras para organizar a convivência em sociedade.

Fazemos leis porque queremos que as pessoas tenham ou não determinados comportamentos. A lei sozinha não vai alterar o comportamento das pessoas. As pessoas que vão decidir cumprir ou não a lei.

Isso vai acontecer a) por convencimento ou b) por medo da punição. Ou a pessoa concorda com a lei ou a pessoa tem medo de ser punida. Se ela achar que não vai ser punida, tem grande chance de descumprir a lei.

A lei será cumprida de acordo com a decisão de cada um. Portanto, após fazer a lei, cabe à sociedade educar os cidadãos, por convencimento ou por medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário